HISTÓRICO E CONTEXTUALIZAÇÃO DO PROGRAMA:

Com 58 anos de existência o grupo da genética paraense foi criado pelas mãos do Professor Manuel Ayres, médico pediatra, e o primeiro diretor do atual Instituto de Ciências Biológicas da UFPA. Assim, o primeiro grupo de geneticistas no Pará se estabeleceu a partir de 1966, na extinta Faculdade de Filosofia da UFPA, passando, em seguida, a fazer parte do Departamento de Biologia, criado em 1971, do Centro de Ciências Biológicas desta Universidade. Posteriormente, em 1980, foi implantado o Departamento de Genética. Até́ o ano de 2000, a Genética e Biologia Molecular constituía uma área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas. Em 2001, expandiu-se e se tornou o Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular, com aprovação da CAPES. Isso o posicionou como o terceiro curso com conceito 6 e o único na categoria de Ciências Biológicas 1 da CAPES na região amazônica.

 

MISSÃO DO PPGBM:

Nossa principal missão é formar profissionais capacitados que atuem na área da Genética e Bioinformática com uma visão diferenciada e voltada para as questões ligadas não somente para a Amazônia, mas para todo o país e o mundo. O Programa vem cumprindo sua meta no que diz respeito à formação de pesquisadores, docentes e profissionais para atuarem no nível regional, nacional e internacional, visto que, nossos egressos, têm se vinculado ao mercado, principalmente, no segmento público, de docência e pesquisa. Pelos objetivos propostos consideramos que o estudante do programa ao cursar o mestrado ou doutorado desenvolva uma visão crítica e de competência alicerçada numa fundamentação teórica diferenciada e qualificada, de maneira que possa contribuir de forma significativa no que concerne às principais temáticas regionais relacionadas às áreas abordadas no curso.

 

VISÃO E VALORES DO PPGBM:

A visão do Programa é consolidar-se como referência no Brasil e na América Latina na formação de profissionais altamente qualificados, capazes de atuar de maneira impactante em diversos setores estratégicos. Esses setores incluem universidades, institutos de pesquisa, órgãos públicos, entidades dedicadas à conservação da biodiversidade, instituições responsáveis por políticas públicas de saúde e escolas de ensino fundamental e médio, além de promover a inserção no terceiro setor econômico. Para alcançar essa visão e cumprir nossa missão institucional, fundamentamo-nos em valores e princípios essenciais para a formação profissional, tais como: ética, excelência acadêmica, liberdade de pensamento, meritocracia, paixão pelo conhecimento, compromisso com a prestação de serviços de alta relevância social, responsabilidade socioambiental, transparência nas ações e o uso sustentável da biodiversidade como ferramenta para promover justiça social e equidade. Esses pilares norteiam nosso compromisso com a formação de profissionais não apenas tecnicamente competentes, mas também conscientes de seu papel na transformação positiva da sociedade e do meio ambiente.