O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular da Universidade Federal do Pará (PPGBM/UFPA), vêm através deste manifesto expressar indignação e preocupação com a suspensão dos recursos destinados aos bolsistas das Pós-Graduações no Brasil. Este desprezo por uma educação de qualidade, pela ciência e pesquisa cerceando recursos e dificultando as atividades de alunos, professores e técnicos-administrativos das universidades brasileiras, é uma afronta à sociedade.

A retirada de recursos da CAPES para pagamento de bolsas de alunos de pós-graduação, significa o colapso das Instituições de Ensino e Pesquisa, situação nunca vivenciada em seus mais de 70 anos de existência. Este quadro gera uma crise humanitária para muitos bolsistas, no país e no exterior, uma vez que estes recursos são utilizados para a subsistência de jovens pesquisadores.

Assim, o PPGBM soma sua voz a todos aqueles que protestam contra esse “estado de coisas inconstitucional” e apela à sociedade e aos poderes constitucionais para que façam o Poder Executivo cumprir suas obrigações éticas e legais.

Belém, 8 de dezembro de 2022
Ândrea Ribeiro dos Santos
Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular - UFPA.