O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular convida a todos a participarem da apresentação da palestra "Respostas moleculares das plantas as variações ambientais".

Cláudia Regina Batista de Souza

Data: 29 de Novembro de 2019

Hora: 11 horas

Local: Auditório do Centro de Genômica e Biologia de Sistemas, UFPA (Campus do Guamá, referência: Hospital Bettina Ferro, primeiro prédio à direita do portão 4).

Ciências Biológicas (Biologia Molecular) pela Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Biologia Molecular Vegetal e Biotecnologia vegetal atuando como coordenadora e/ou colaboradora em projetos de pesquisa financiados por diferentes órgãos de fomento (CNPq, Ministério da Saúde, Cassava Biotechnology Network (CIAT, Colômbia), Chinese Academy of Tropical Agriculture Science (China), Capes e FAPESPA-SEDECT) que resultaram em artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros internacionais, trabalho premiado em evento nacional e registro de patente internacional, além de resumos apresentados em congressos nacionais e internacionais. É líder do "Grupo de Pesquisa em Biologia Molecular Vegetal e de Microrganismos da UFPA" registrado no CNPq. Atua no Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) e no Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Biologia Celular (PNBC) da UFPA, e no Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPAGRO) da Universidade Federal Rual da Amazônia (UFRA), ministrando disciplinas e orientando alunos de mestrado e doutorado. Também colabora como membro do corpo editorial das revistas Protein and Peptide Letters, Annals of Proteomics and Bioinformatics e HOAJ Biology, sendo revisora de revistas científicas internacionais. Atua nos seguintes temas: Prospecção de genes para o melhoramento genético vegetal via biotecnologia, Expressão gênica da interação de plantas com fatores bióticos e abióticos, Construção de biblioteca de cDNA subtrativa, Expressão heteróloga de proteína de plantas em sistema bacteriano, Formação e desenvolvimento da raiz de reserva da mandioca, transcriptômica, proteômica e bioinformática..